SEGURANÇA E PROTEÇÃO DE SOFTWARE

A 6a edição da Escola de Verão Internacional em Segurança da Informação e Proteção (ISSISP) será realizada no Rio de Janeiro de 27 a 31 de Julho de 2015 no Instituto Tércio Pacitti de Aplicações e Pesquisas Computacionais da Universidade Federal do Rio de Janeiro (NCE/UFRJ). A data limite para as inscrições é 20 de Julho de 2015 (prorrogado). Dado que o Rio de Janeiro é a cidade de maior turismo no Brasil, considere realizar a inscrição o mais breve possível para encontrar vagas em hotéis na cidade. Para maiores detalhes veja a página Inscrições.

Tópicos


A onipresença crescente de sistemas com software embarcado como um meio para prestação de serviços críticos faz com que a segurança e a proteção do software seja um aspecto cada vez mais relevante no desenvolvimento de um software e uma necessidade real para aplicações industriais bem-sucedidas. Sem técnicas comprovadamente eficazes para avaliação da segurança e proteção de software, sistemas baseados em software como instrumentos médicos, gerenciamento de direitos digitais, sistemas de votação, sistemas de distribuição de energia, sistemas de transporte e sistemas financeiros estarão vulneráveis a ataques cibernéticos.
Segurança e Proteção de software é multidisciplinar, englobando as disciplinas de segurança de computadores, criptografia, redes de computadores, engenharia de software, arquitetura de computadores, sistemas operacionais e compiladores. A escola de verão trará especialistas reconhecidos internacionalmente para descrever técnicas avançadas que são utilizadas para proteção software de modificações não autorizadas, engenharia reversa e pirataria. Os cursos cobrirão métodos de segurança e proteção de software incluindo ofuscação para proteção contra engenharia reversa, marca d'água para proteção contra pirataria de software, incorruptibilidade para proteção contra violações à integridade de software, diversidade para proteção contra técnicas de análise de similaridades, virtualização, modelos de segurança para especificar estratégias de ataque, segurança de software e princípios.

Organização


A Escola ajudará a lidar com a grande demanda de profissionais e pesquisadores das TIC nas áreas de segurança e proteção de software e de propriedade intelectual. Como tal, a escola tem como alvo pesquisadores do meio acadêmico, bem como da indústria. A Escola inclui aulas avançadas para a compreensão detalhada das tecnologias de proteção de código e sessões hands-on para experimentos práticos com as avançadas tecnologias. Estes experimentos práticos serão conduzidos em máquinas virtuais no esquece de BYOL (Bring Your Own Laptop). Estudantes e participantes podem também apresentar suas ideias em uma sessão de poster na sexta-feira a tarde . Esta sessão dará a oportunidade de aprender a pesquisa sendo conduzida por outros participantes da escola e de apresentar ideias de pesquisa para participantes, professores e pesquisadores senior da escola. Isso poderá levar, eventualmente, a uma futura colaboração de pesquisa, uma visita, um estágio, um artigo em conjunto. Especialmente para estudantes começando o doutorado, esta discussão será muito importante para a condução futura de sua pesquisa. Todos participantes podem apresentar uma ideia ou poster, com o limite máximo de 5 slides e apresentação de 5 minutos mais questionamentos. A agenda será organizada e apresentada durante a escola. A Escola de Verão também terá um painel discutindo desafios da industria e da comunidade científica na segurança e proteção de software.


Organizadores


12_acm-logo-med    12_acm-logo-med    12_acm-logo-med

Patrocinadores


12_acm-logo-med      12_acm-logo-med      in_logo

logo    in_logo      in_logo

12_acm-logo-med    12_acm-logo-med